O capítulo estacionado e como fazer a coisa andar

19:08 Igraínne 0 Comments


Geralmente, quando uma ideia surge, ela surge fragmentada. Dar forma e corpo à história, compor seus pormenores e promover uma integração entre as partes requer paciência, foco e principalmente vontade. Quando o momento da emoção imediata desaparece, muitas vezes a história fica pela metade. Já aconteceu comigo umas 40 vezes. E é aí que você acaba se forçando a continuar - e a história (ou o capítulo) sai um lixo (ou quase isso), só porque você está se obrigando.

Como sair do limbo?

Depois de tanto levar paulada no word, descobri algumas coisas interessantes. Escrever requer disciplina, sim, como todos os escritores por aí gostam de dizer. Mas requer, também, empolgação. No instante em que essa empolgação se esvai, é preciso recapturá-la de alguma forma. Por isso, separei algumas dicas para quem deseja terminar aquele original que tá há anos parado na gaveta, juntando poeira. 

Resultado de imagem para garbage gif
Não aguento mais esse lixo que estou produzindo!!!

1) Aquela cena que você não pensou em colocar
Que tal projetar a história para além da parte em que você parou? Faça um roteiro com o que você estava planejando anteriormente e descubra, nos detalhes, a cena que ainda não foi escrita - mas que você gostaria de escrever agora. E NÃO a escreva: espere até o momento em que ela chegará naturalmente. Isso dará força e ânimo para continuar batendo no teclado - só para aquele momento chegar mais rápido. 

2) Prazos
Essa semana começa a Bienal do Livro de São Paulo. A Bienal é uma ótima oportunidade de conhecer novos autores e conhecer editores. Por que não fazer de eventos como esse verdadeiros prazos para que seu original esteja pronto? Dessa forma, você é capaz de virar páginas e mais páginas no word só de pensar que pode entregá-las a alguém. 

3) Mate um personagem (é para matar mesmo)
Às vezes o negócio é chocar o leitor, é fazer algo que não estava no roteiro, não estava planejado. Isso dá um novo tom para o que você está escrevendo e pode reanimá-lo. É mais fácil sair do limbo quando o que te prende lá está morto, logo.... Tem um problema que você não é capaz de resolver? Um conflito que não consegue solucionar e por isso a história não vai pra frente? Enterre o conflito com o personagem, deixe que o mistério não seja resolvido. Inúmeros escritores já fizeram e ainda foram consagrados por isso.  

Resultado de imagem para gif close book
"Quer ferrar a minha história, queeeeer? Então você vai verrrr!

4) Parta para outra 
Se a história realmente não está funcionando e você já tentou todas as alternativas possíveis, é bem capaz que o problema seja o enredo: alguma ideia nova deve ter despontado na sua mente com tamanha força que agora você não consegue mais pensar em outra coisa. Pois bem: deixe a gaveta fechada por mais um tempo e debruce-se sobre o papel em branco para vomitar a nova aventura, ignore a antiga. Não é a hora dela agora - a hora certa vai chegar. 

Essas foram apenas algumas das dicas que já funcionaram comigo. Se você tem outras sugestões, compartilhe: comenta aí embaixo!

0 comentários: